A Lectio Divina e a Pedagogia de Deus

Olá irmãos!

Para começar a nossa experiência de Lectio Divina, gostaria de meditar com você o Evangelho desta Quarta-feira de cinzas, o Evangelho do primeiro dia da quaresma, que vem como que nos preparando para trilhar todo este itinerário, trazendo dicas valiosas para nos auxiliar na vivência que  este tempo nos proporciona. Neste primeiro dia de Lectio Divina (que mais será um introdução) vamos tentar extrair dessa passagem essas dicas que poderão ser um sustento para nós neste bom propósito no qual mergulhamos.

Bom, pegue sua Bíblia e leia Mt 6, 1-6; 16-18. Leia mais de uma vez, atento ao que diz a Palavra.

A esmola, a oração e o jejum. As três obras fundamentais de piedade previstas pela lei mosaica e citadas por Jesus no Evangelho desta Quarta-Feira de Cinzas representam o “traçado da pedagogia divina”.

Como estas três práticas de piedade podem nos ajudar a realizar o nosso propósito?

Elas estão estreitamente ligadas entre si nos levando a encontrar o Senhor na Palavra. Não podemos nos enganar achando que estas práticas devem ser realizadas quando o nosso coração pedir, quando meu coração estiver muito piedoso, ou quando sentir algo muito forte dentro de mim, ser for assim nunca faremos. Já ouvi em muitas homilias de quaresma, que não adianta fazermos tudo isso na quaresma se não fizermos todos os dias, e eu fiquei pensando comigo, “grande motivação essa”, como se essas práticas dependessem da nossa bondade. Então o que seria para nos motivar a fazer o “bem” o ano inteiro, acaba sendo uma válvula de escape para não fazermos nada nem mesmo na quaresma. A quaresma não se resume apenas em um tempo para demostrarmos nossa piedade cristã, mas sim para nos submetermos a pedagogia de Deus, que por meio de práticas muito concretas trabalha no mais íntimo de nós, arrancando-nos de nós mesmos, do nosso egoísmo, do comodismo que nos aprisiona em uma vida medíocre e não nos permite tomar atitudes de amor a Deus, a nós mesmos e aos irmãos.

Porque estou dizendo isso? Só pra dizer que vamos precisar muito dessa pedagogia de Deus para conseguirmos atingir o nosso propósito, vamos precisar de muita esmola, de muito jejum, e de muuuuuuita oração (rsrs)!

O jejum “significa abster-se de comida, mas inclui outras formas de privação que visam a uma vida mais sóbria”. No entanto, “tudo isso não é ainda a realidade plena do jejum: é o sinal exterior de uma realidade interior, do nosso compromisso, com a ajuda de Deus, de abster-nos do mal e de viver o Evangelho”. Não jejua de verdade quem não sabe se nutrir da Palavra de Deus”. (Bento XVI) Tanto o jejum como a esmola são “as duas asas da oração”, que lhe permitem ganhar maior impulso e chegar a Deus. (Santo Agostinho)

“A Igreja sabe que, pela nossa fraqueza, é muito fatigante fazer silêncio para colocar-se diante de Deus e tomar consciência da nossa condição de criaturas que dependem d’Ele e de pecadores que precisam do seu amor. Por isso, na Quaresma, ela nos convida a uma oração mais fiel e intensa, e a uma meditação prolongada sobre a Palavra de Deus”. (Bento XVI)

Então vamos as dicas:

“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo…”

  • Faça sua Lectio sozinho, de preferência no seu quarto, ou em lugar que você se sinta mais a vontade. É ruim conversar com alguém no meio do barulho, não é?
  • Essa é fundamental: Compre um caderno para você escrever durante sua Lectio, pra você falar ao teu Pai em segredo. Nós nos expressamos muito melhor quando escrevemos do que quando apenas pensamos ou falamos. Sem falar que podemos ser mais concretos. Quando escrevemos registramos melhor, e não deixamos as palavras soltas no ar. Devemos valorizar o que Deus nos fala.

“Quando jejuardes, não tomeis um ar triste…”

O jejum e a esmola nos ajudam a ser mais donos de nós mesmos, de nossas vontades, senhores de nossas decisões. Por isso quando jejuamos temos motivos para ficar muito alegres, porque estaremos conseguindo controlar os nosso impulsos, e poderemos livremente decidir por Deus. Quer maior causa de alegria?

  • Não sei se você já escolheu o seu jejum ou mortificação, mas que eles sejam uma troca. Troque o alimento do corpo, ou talvez do pensamento, da emoção, da vaidade, pelo alimento da alma. Saiba se nutir na Palavra. E falando concretamente para nós, troque algo do seu dia que você julga muito necessário, ou talvez nem tanto, mas troque algo por esse momento de estar com Deus na Lectio Divina, não sei, uma refeição, um programa com amigos, um programa de TV, enfim, você sabe bem.

Espero então que essas dicas possam ser de grande utilidade para nós. E vamos nos preparar para a próxima Lectio.Vamos rezar:

“Pai, olhe para teus filhos que se encontram neste caminho, queremos nos render a Tua pedagogia que nos desconforta, nos traz incomodo, mas que nos aproxima mais da estatura do homem perfeito, Teu Filho Jesus. Pai, sabes o que é melhor para nós, não nos deixe entregues a nossa mediocridade que nos impede de fazer o bem que gostaríamos de fazer. Que este tempo seja fecundo e que cada um de nós consiga vencer grilhões que a tanto nos aprisiona. Nos comprometemos a colaborar com teu amor por meio das práticas e travar uma luta conosco mesmo. Tudo isso fazemos com os olhos fixos na sua Ressurreição, que nos traz a certeza de tua vinda, queremos estar preparados para ela. Maranata! Ora vem Senhor Jesus! Amém!”

Se você já tem seu caderno anote os frutos dessa meditação e da oração que fizemos! E não se esqueça de deixar seu comentário, sobre a sua impressão dessa meditação, se quiser pode partilhar a sua adesão as dicas, seus propósitos, fique livre… Pois Deus te fez assim…

Até a próxima!

Herick Viana, Rumo a Páscoa do Senhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s