Os 4 degraus da Lectio Divina

O que é a Lectio Divina?

É uma maneira de rezar utilizando a Palavra de Deus. A origem deste método de oração vem da Tradição Cristã e, por volta dos anos de 1150,foi organizada em quatro degraus pelos monges. Este jeito de rezar, portanto,vem caminhando com nossa Igreja e está ao alcance de todos, é para o homem e para a mulher, para o idoso, o jovem e a criança, todos podem falar com Deus eescutá-Lo.

Como devemos iniciar nosso encontro com Deus?

1º Escolha um local.

2º Suplique o Espírito Santo.

Sim é Deus, por seu Espírito Santo, que vai conduzir você na oração. O mesmo Espírito de Deus que inspirou as Sagrados Escrituras vai levar você a orar com Ela e a compreendê-La.

Os quatro degraus da lectio divina são:

A leitura, meditação, oração e a contemplação.

1. Leitura

“O homem é aquilo que ele lê”

O primeiro passo é a escolha do texto bíblico, esta escolha deve ser feita entre a leitura do dia, o salmo ou o Evangelho que a liturgia nos propõe, assim, você se colocará em unidade com a Igreja no mundo inteiro.Escolhido o texto, comece a leitura, leia quantas vezes for necessário até que a Palavra ressoe dentro de você e te absorva para dentro Dela. É na leitura que o texto sagrado começa a se realizar, a Palavra que está sendo lida com fé, se atualiza naquele momento.

Perceba também do que se trata o texto. O que este trecho diz? De quem está falando? A quem está sendo dirigido? No próximo degrau que é a meditação você trás o texto para a realidade que você vive hoje.

Escreva em poucas palavras o que você percebeu do texto até este momento. Por exemplo:

No texto de hoje Jesus está visitando uma casa, e já pode fazer uma prece: Jesus visita também minha casa.

2. Meditação

“Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo” (CIC 133)

A tarefa da meditação é refletir sobre o texto que você acabou de ler. O Espírito Santo tem algo único para revelar sobre esta passagem para você. À medida que acontece a leitura, como já foi dito, a Palavra de Deus se atualiza, torna-se concreta, real e transformadora. Depois de ler repetidas vezes se questione: O que Deus diz de único para mim, de forma pessoal, neste texto?Qual será minha resposta diante do que Deus me diz?

Escreva a parte do texto que mais te chamou a atenção.

Através da Palavra de Deus, o Senhor nos faz uma visita amorosa, muitas vezes Ele exorta, chama a retomar o caminho e consola.

Escreva o fruto de sua meditação.

3. Oração

“A Oração é um caminho seguro para a santificação”.

Quem ora assiduamente com a Palavra de Deus percebe que Alguémvem ao seu encontro. Concretamente na oração devemos responder o que o texto lido e meditado nos leva a dizer a Deus? Pode louvar, agradecer, suplicar ou interceder, enfim, é hora especialmente de pedir que a graça aconteça e seja abundante. Que a Palavra venha cumprir sua missão. As Sagradas Escrituras dizem: “… a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado a minha vontade e cumprido sua missão…” (Is 55,10-11). A oração é a resposta ao que Deus falou na leitura e na meditação. O que Deus falou? Qual a sua resposta?

Escreva sua oração.

4. Contemplação

“Contemplar é entrar em solidão, parar e tão somente, olhar para Deus…”

Depois de ler, meditar e orar com a Palavra é hora de saborear.

A contemplação leva o orante ao uma quietude saborosa e tranqüila, a um repouso do ser e do fazer, a uma experiência profunda do Deus verdadeiro que revela sua face amorosa e próxima. Para alcançar a contemplação é preciso insistir. Contemplar é dom e é graça.

Escreva se durante a contemplação a ação de Deus visitou você.

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.” (Mc 16,15)

Por último é hora de tornar a oração eficaz, testemunhando com atitudes as mudanças que a Palavra de Deus provocou em sua vida.

Fonte: Comunidade Oásis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s