Lectio Divina – 16 de março de 2011

Acolha o dom da presença do Pai a seu lado, pois seu coração deseja estar com Ele. O salmo de hoje tem como refrão: Ó Senhor não desprezeis um coração arrependido! (Sl 50). Aproveite a graça, peça este coração ao Pai.

Segundo São Jerônimo, tradutor e compilador das sagradas Escrituras, o Espírito Santo é essencial para compreensão reta e profunda do texto sagrado. Então peçamos: Espírito Santo, vem, ajuda-nos, leva-nos a ouvir a voz suave do nosso Pai Criador.

Os textos da liturgia do dia de hoje são: Jn 3,1-10; Sl 50; Lc 11,29-32;

Vamos meditar com o livro do profeta Jonas, se você tem possibilidade leia todo o livro de Jonas, é curtinho, somente quatro capítulos. Localize o texto de hoje: Jonas 3,1-10.

Jesus diz a respeito desta passagem do profeta Jonas: “Como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será para esta geração.” (Lc 11,30). É o próprio Deus que nos convida a escutar a sua voz a partir do livro de Jonas. O grande grito deste profeta foi: “daqui a quarenta dias ‘Nínive’ será destruída” (v.4). Quarenta na bíblia tem um significado próprio e profundo, caracteriza ‘uma geração’, ou seja, trata-se de um prazo de Deus para nossa mudança de vida, reestruturação, transformação.

Hoje o Senhor diz: “Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo para condenar os homens dessa geração, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas” (Lc 11.32). O Senhor nos convida a ter um coração semelhante ao coração dos ninivitas, veja, seria preciso três dias para percorrer toda a cidade (Jn 3,3), mas em apenas um dia os ninivitas creram “nesta mensagem” (Jn 5,5). Estamos dentro do prazo para nossa conversão, estamos em plena Quaresma, quarenta dias que precedem a Páscoa do Senhor. Medite sobre isso, escreva em seu caderno, qual o propósito de Deus ao inspirar na Igreja este tempo quaresmal?

Observação: Leve em contra que conversão não é mudança de religião, conversão é mudança de mentalidade, de uma mentalidade pagã para uma mentalidade cristã.

Em oração suplique ao Senhor um coração aberto a sua voz, a voz do Pai. Quantas vezes somos incapazes de perceber onde está o apelo de Deus ao nosso respeito. Reze ao Senhor, suplique uma alma dócil ao seu chamado a conversão.

Até amanhã.

Um pensamento sobre “Lectio Divina – 16 de março de 2011

Deixe um comentário