Lectio Divina – Dia 19 de março de 2011

Dia de São José, esposo de Maria e padroeiro da Igreja.

“Eis o servo fiél e prudente a quem o Senhor confiou a sua casa”. (Lc 12,42) Neste dia, busque se aproximar deste homem justo em sua oração, contemplando-se sentado(a) ao lado de São José. Converse com Ele, partilhe sobre suas dificuldades, buscas, anseios, depois escute o que Ele tem a dizer a seu coração. Anote os frutos desta oração e confie que podemos dialogar com os santos através da comunhão dos santos.

Bom dia meu Pai! Pai assim como confiastes vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo a São José, confia-me a Ele também no dia de hoje. Obrigada (o) Pai!

Peça também a vinda do Espírito Santo sobre seu coração: Vem Senhor!

Os textos da liturgia do dia de hoje são: 2 Sm7,4-5.12-14.16; Sl 88; Mt 1,16.18-21.24;

Sugiro que a meditação deste dia seja com o texto de São Mateus 1, 16.18-21.24. Localize o texto e se coloque no ambiente desse acontecimento. O Evangelho de hoje nos transporta para Nazaré, pequena aldeia visitada por Deus para realizar sua maior obra de amor e salvação. Leia o texto atentamente.

O versículo 16 nos lembra quem era José: “Ele é filho de Jacó e esposo de Maria, mãe de Jesus”. Veja que o Evangelho nos revela o mais importante a respeito de José: a sua missão de ser esposo de Maria, e com isso, proteger ela e Jesus. Deus o escolheu para essa missão no mundo. Deus dá a cada um de nós uma missão, ninguém vem ao mundo para dar um passeio. De forma sucinta, de acordo com o Evangelho de hoje, escreva em seu caderno: Quem é você? Qual sua missão?

Nos próximos versículos percebemos traços da humanidade de José. Quando percebeu que Maria, sua noiva estava grávida, ele teve dúvida, medo, mas sensivelmente tomou a decisão de deixá-la: “resolveu rejeitá-la secretamente” (v.19). Contudo, o Senhor o socorreu, enviando o anjo ao seu sonho. É Bíblico este socorro de Deus, pois Ele jamais abandonaria seu servo no erro. José pode assim mudar de atitude e “receber Maria”. Medite: alguma vez em sua vida Deus veio em seu socorro? Livrou você do erro?

Talvez você precise desse socorro hoje em sua vida diante de situações difíceis. Ore ao Senhor, ao Deus que livrou José de um erro irreversível. Que o Senhor também livre você de erros irreversíveis.

Vamos ainda meditar com o versículo 24, onde diz: “despertando”. Quando estamos com dúvidas e medo é como estar dormente, sem atitude, sem ação. Que pela força desta Palavra da liturgia de hoje, o Senhor nos dê a graça de um novo despertar para a vida. Portanto, ore fervorosamente, assuma a graça, deseje ardentemente despertar. Ore por uns instantes e escute o Senhor. Depois escreva sobre os frutos de sua oração.

Até amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s