Só Deus tem o direito de desistir!

Oi Pessoal,

Olha eu aqui depois de alguns dias…

O que mais pode nos impedir de sermos fiéis a nossa Lectio e tirarmos um momento para Deus no hoje é o fato de não termos sido fiéis no ontem. Tenho percebido como nós temos a facilidade de nos acostumarmos com as coisas, sejam elas boas ou ruins. E que se facilitarmos um pouquinho nunca alcançaremos os sonhos de Deus para nós.

Na semana passado meu pai ficou doente (dengue), ficou internado alguns dias e eu  fiquei quase que todo tempo com ele no hospital. Apesar de ter sido uma experiência interessante, poder cuidar do meu pai, eu acabei deixando de fazer a minha Lectio e consequentemente de postá-las aqui para vocês (peço desculpas), meu serviço também ficou um pouco atrasado, e nestes dias tenho trabalhado bastante para adiantá-lo.

Como ter ficado alguns dias sem fazer a Lectio contribuiu para que eu não retornasse ao propósito de fazê-la todos os dias!

É interessante como muitas vezes encaramos os nosso propósitos com Deus apenas como uma maratona, onde eu tenho que fazer de tudo para  estar sempre a frente, e  se eu cair uma vez sequer,  paro de correr. “Ah! Poxa, Eu fracassei!”, “Eu não consigo”, “Eu sou incapaz disso! Eu… eu… e mais eu… e onde fica Deus nessa história? Agimos como se Deus estivesse nos provando e nos esperando na chegada para dar a bandeirada final.

A que se pensar, estou fazendo isso para mostrar que eu consigo,(para os outros ou para mim mesmo) e se for assim tenho que estar preparado para o desapontamento porque ele vai chegar, ou se estou fazendo isso para colaborar a todo custo com um processo que Deus quer realizar em mim?

Nesse processo Deus está mais interessado no percurso do que na chegada. Porque Ele tem muito mais chance de trabalhar em nós durante o percurso do que na chegada simplesmente, até mesmo com as quedas. Podemos nos focar tanto em atravessar a linha de chegada e nem prestarmos atenção no que Deus está fazendo durante o percurso.

Como disse nada nos atrapalha mais de realizarmos o nosso propósito hoje, do que não ter realizado ontem. Por isso constantemente precisamos de marcos, o homem precisa de marcos em sua vida, de recomeços, por isso o dia tem 24h, por isso Deus nos prepara um novo dia, um novo ano, por isso estamos atravessando o deserto nesta quaresma… E nós católicos temos isso a nossa disposição no Sacramento da Confissão, pensando assim a gente começa a entender que este Sacramento não é simplesmente para perdoar os nossos pecados e deixar a nossa consciência livre, mas sim um grande meio de Deus trabalhar no percurso de nossas vidas.

Essa semana pude me confessar, não tinha me confessado ainda na Quaresma, e como estava me fazendo falta. Nestes dias fiquei mais vulnerável ao pecado, ao espinho da minha carne (não gosto de chamar de pecado de estimação), por isso no décimo dia da quaresma percebi que tinha  que contribuir um pouquinho mais com Deus e aumentei alguns propósitos quaresmais (espero poder compartilhar mais sobre isso em outro post).

Então gente, vamos lá, vamos levantar, porque o maior interessado nisso não somos nós. Fica o incentivo para você buscar a confissão e experimentar a potência de Deus diante da sua impotência. E é como costumo dizer, vamos ajudar a Deus no pouco que nós conseguimos, ninguém na face da Terra poderá fazer o que Ele faz com o seu pouquinho, por isso não gaste o que você tem, correndo o risco de acabar com nada. Só Deus sabe multiplicar…

Conto com vocês…

Abraços… Amo vocês…

Herick Viana

3 pensamentos sobre “Só Deus tem o direito de desistir!

  1. Obrigada por me fazer mais humana com suas partilhas!Preciso acordar pra vida o quanto antes, muito embora acredite que em Deus não há tempo nem lugar, há intimidade, para aqueles que enxergam um “Deus Pessoa” que se faz presente sempre e de forma incondicional.
    Estar entre irmãos me faz voltar ao que verdadeiramente sou, e que às vezes se perde pela vida mal vivida….

    • Que Deus maravilhoso esse, que não desiste de nós! Que a cada dia Ele nos dê a graça de enxergá-lo assim, Deus Pessoa, onde podemos buscar a verdadeira natureza da nossa humanidade. Estamos juntos!

  2. A garantia de nosso sucesso na caminhada cristã é o olhar fixo em Jesus, não conseguiremos nada se olharmos para nossas capacidades, fraquezas, limitações…
    Precisamos ter paciencia, sobretudo conosco mesmos, a final, gastamos muito de nossas vidas no pecado, convertermos antes o coração, aparências naum enganam a Deus.
    A partir do momento em que nos propusermos a viver em comunhão com Deus novamente, ao lado da única VERDADE, obstáculos hão de se apresentar, as compuções, ansiedades e desejos. Tudo vai se manifestar nessa fase por que precisamos “atravessar” tudo isso no caminho, mas ao invés de saciá-las devemos ser indiferentes a elas e continuar caminhando. Precisamos ignorar os sentimentos manifestados e acreditarmos no amor de Deus que nos conduz.
    Não é hipocrisia negar os nossos sentimentos em relação ao pecado, porque ser honesto não é realizar os sentimentos que nos destroem.
    Enfrentemos o caminho, olhando apenas para o Senhor. E se cairmos, levantemo-nos! O caminho ainda estah a nossa espera. Alegremo-nos mais com o amor de Deus do que nos entristeçamos com as nossas quedas, erros e pecados.
    Se for de Nossa vontade voltarmos ao primeiro amor, Deus nos conduzirá com pecado e tudo, Deus nos chama e quando pensarmos que não aguentamos mais… Ele nos carrega nos braços.
    Se libertar do pecado de uma vida inteira, pode nos doer, estah impreguinado em nós, mais é necessário passarmos pela dor, Jesus amou na dor por isso somos livres.
    Assumamos a liberdade de Filhos de Deus!

Deixe um comentário

