Lectio Divina – Dia 31 de março de 2011

Olá pessoal!

“Novo dia surgiu e o povo que andava nas trevas viu uma intensa luz, seu clarão, sua glória, a resplandecer!”

Que bom poder viver a cada dia, um pedacinho do que foi aquela manhã de domingo, que depois das trevas trouxe a luz! Que bom poder experimentar ao abrir os olhos, esse gostinho de ressurreição! Sensação que nos faz almejar o Grande Dia, o grande Aleluia, a Páscoa do Senhor. Que bom saber que é para lá que este deserto nos levará… Agradeça a Deus por isso, e delicie-se na chance que desce do céu para você, o dia de hoje…

Os textos da liturgia de hoje são: Jer 7, 14-23; Sl 94; Lc 11, 14-23.

A primeira leitura de hoje nos traz uma exortação de Deus para nós a respeito da felicidade: “Escutai minha voz: sereis vosso Deus e vós sereis o meu povo; segue sempre a senda que vou indicar, a fim de que sejais felizes.” Jer 7, 23.

Todos nós queremos a felicidade, pois bem, o Senhor fala claramente em Jeremias que para isso devemos seguir a senda que Ele nos indicar. Ele nos indica esta senda diariamente na Palavra de Deus, mas mesmo assim acabamos por buscá-la diariamente em tantas outras coisas, trabalho, estudos, diversão, relacionamentos… e no final do dia, extremamente cansados paramos e nos queixamos que não fomos felizes. Isso não é sabedoria.

Vamos tomar o Evangelho de hoje que está em Lucas 11, 14-23. Leia quantas vezes quiser, e anote aquilo que lhe prendeu a atenção.

O Senhor diante de seus adversários, sempre respondia com sabedoria. A sabedoria confunde os adversários, é uma espécie de resposta incontestável, que deixa o outro sem saída. Jesus é cheio da sabedoria divina, por isto ela está intrínseca na Palavra de Deus. Nós vamos adquirindo este saber na medida em que vamos ficando íntimos da Palavra de Deus. Peça hoje a sabedoria de Jesus.

Se é preciso ser sábio para escolher o caminho certo para a felicidade que está na Palavra de Deus, e pra ser sábio é preciso que sejamos íntimos da Palavra, não há para onde correr. Como você tem feito suas escolhas, sua agenda diária, estabelecido suas prioridades, a partir da Sabedoria Divina (loucura para o mundo) ou a partir da sabedoria dos homens (loucura para Deus)? Converse com Deus sobre isso e anote em seu caderno.

Em oração, deixe-se envolver pela graça de Deus. Confie a Jesus a sua casa interior, convide-o para ser o homem forte a guardar a sua casa. Escreva os frutos de sua oração.

Até…

Que Deus nos abençoe!

Um pensamento sobre “Lectio Divina – Dia 31 de março de 2011

  1. A voz de Tua voz

    Senhor
    É preciso aprender o caminho, eu preciso estar junto de Ti…
    Quantas vezes penso que não estás comigo e na verdade, eu quem disse adeus a tudo o que vivi quando tinha meu olhar fixo no Teu.
    Quantas queixas insisti em fazer e na verdade eu quem estava olhando para o outro lado. Você sempre olhou pra mim, sou eu quem anda errado e Você derrama em minha vida toda a sua Misericórdia…
    Quero te amar sendo a filha de desejas que eu seja…
    Quero me envolver contigo e consolar a Tua alma…

    Desejo ser a voz de Tua voz e falar até aos que “pensam” que não são capazes de ouvir… E na estrada, eu caminhe antes com Teus ensinamentos, do que com minhas próprias pernas.
    Que a gente se ame para sempre e que no meu coração nunca deixe de existir o desejo de sempre depender de Ti.
    Pai, quero ser carregada no colo, mesmo estando aparentemente de pé.

Deixe um comentário

